terça-feira, 10 de junho de 2014

Mastiff inglês, o nobre da Inglaterra

      Mastiff inglês ou Old English Mastiff, tem sua nacionalidade, como seu nome diz, na Inglaterra, no entanto sua origem está atrelado aos grandes cães asiáticos. O Mastiff inglês tem centenas de anos, remontando a época do Império Romano e existem gravuras do Egito antigo de mais de 3000 a.c que retratam um cão muito semelhante a um Mastiff. Há registros que quando os romanos invadiram a Grã-Bretanha, encontraram um cão do tipo Mastiff, ficaram muito impressionados por sua força e coragem, que resolveram levar alguns Mastiffs consigo para Roma, lá foram usados em espetáculos de gladiamento e posteriormente como cães de guerra. Eram também usados como cães de guerra  pelos povos celtas, foi justamente assim que os romanos que os romanos conheceram os Mastiffs, as espadas romanas contra as mandíbulas dos Mastiffs. Em Roma começaram a serem usados em brigas de cães e contra touros.
      Por sua coragem, força e valentia, o Mastiff começou a ter a função de cão de guarda, utilizado pelos romanos para protegerem suas propriedades.
      Na Segunda Guerra Mundial o Mastiff inglês quase foi extinto, pois ele era usado durante a guerra para carregar carroças repletas de munição nas frentes de batalhas, milhares de Mastiffs morreram fazendo essa função bravamente. Percebendo o sério risco de extinção, os admiradores e criadores da raça começaram o processo de procriação, todos os Mastiffs remanescentes da Grã-Bretanha foram localizados e catalogados, exemplares de outras partes da Europa foram levados para a Inglaterra e junto com os São Bernardo começaram a fazer os cruzamentos para a estabilização da raça.
      O São Bernardo contribuiu ainda para amenizar o temperamento agressivo do Mastiff, até nos dias atuais nascem filhotes com uma pelagem mais cumpridas e marcas brancas nas patas e focinho, desvio de padrão herdado do São Bernardo.
      Alias, o Mastiff talvez seja a raça mais usada no desenvolvimento de outras raças, citarei algumas, como o Dogo argentino, Bullmastiff, Dogue alemão, Rottweiler, Fila brasileiro, Tosa Inu, Terra Nova, São Bernardo entre outras.
      Quando se pensa em um cão de guarda, ele esta entre entre os melhores, graças ao seu porte físico e temperamento, não é do hábito de um Mastiff ser agressivo com pessoas, mas defende seu território com bastante avidez, ele geralmente acua o invasor, deixando-o imobilizado e morde apenas quando é agredido pelo invasor ou percebe a necessidade. Sendo uma característica dessa raça, caso não haja desvio de comportamento/temperamento. Devido ao seu tamanho, não são de latir à toa, mas quando latem é bom dar a devida atenção.
      Seu porte físico também serve de fator intimidatório, um exemplar da raça chegou a ser registrado como o cão mais pesado do mundo, pesava  282 Kg e se chama Hércules, no Guinnes Book (livro dos recordes), um Mastiff, considerado normal, macho chega a medir entre 70 a 92 cm e pesa de 72 a 105 Kg e uma fêmea mede entre 70 a 91 cm e pesando entre 55 a 77 Kg, sua pelagem é curta e mais grossa na altura do pescoço e ombro, que vão do fulvo, abricó e tigrado, tendo o focinho, orelhas e trufa na cor preta. O branco em excesso não é permitido.
      Apesar de todo esse tamanho, peso e força, o Mastiff inglês é muito dócil e cuidadoso com crianças, numa brincadeira com uma criança,eles tomam muito cuidado para não as machucarem sem querer. Seu convívio com outros cachorros, inclusive machos, costumam serem pacíficos, mas recomenda-se cautela se for introduzir outro cão no mesmo ambiente se o outro cão for um macho dominante. pois o Mastiff te plena "consciência" de sua força e não aceitará ser afrontado.
      Há ainda alguns pontos que se deve estar atento se for criar um Mastiff, eles são cães que ganham peso facilmente e não são muitos adeptos de exercícios, por isso recomendo uma caminhada diária de uns 30 minutos, mas que não o deixe exausto. Alimenta-los duas vezes ao dia para evitar torção gástrica, mas não exagere na quantidade. Dependendo do estilo de vida que levam, podem comer ate 1 Kg de ração por dia.
      Os problemas de saúde mais recorrentes no Mastiff inglês são a Atrofia Progressiva da Retina (APRA), epilepsia, displasia coxo-femural e calos no cotovelos, feitos pelo seu grande peso.
      É um cão para se admirar!





     
     
 

Um comentário:

  1. Muito lindos, esses Mastiff são ótimos cachorros e muito fofos!
    São ótimos pra cuidar de casa e pra cuidar dos seus donos.
    Bem aqui eu li um monte de coisas boas sobre eles.

    ResponderExcluir