quinta-feira, 5 de junho de 2014

Presa Canário, o imponente

      Presa Canário, Dogo de Presa Canário ou Dogo Canário, esses são seus vários nomes, mas iremos adotar aqui o Presa Canário. Essa é uma linda e imponente raça, proveniente das Ilhas Canárias, pertencente a Espanha. Sua origem foi o resultado dos vários cruzamentos, entre os conhecidos estão o Perro de ganado majoreiro, de molossos trazidos do continente europeu,por navegantes, e cães selvagens nativos. Alguns acreditam que também foram usados o Bull and Terrier e o Bull Dog inglês posteriormente. Porém os primeiros cruzamentos sucederam-se de forma involuntária e por volta do século XVI o Presa Canário surgiu.
      Devido as peculiaridades geográficas da ilha, o Presa Canário desenvolveu-se praticamente isolado, fato que fez dele um cão preparado a viver em condições mais difíceis. Ele tinha basicamente duas funções básicas, a proteção de rebanhos de gados e a guarda das enormes fazendas dos colonos, outras funções também eram feitas pelo Presa Canário, como a caça de outros animais e a cães selvagens, que atacavam gado, ovelhas e pessoas e a rinha entre Presas Canários e cães selvagens. Durante séculos o Presa Canário desenvolvia de forma absoluta na ilha, porém com o advento da tecnologia, a criação de gado diminuiu drasticamente, e em 1940 a rinha foi proibida em toda a ilha, o Presa Canário quase foi extinto.
      Sua salvação foi feita por criadores que admiravam a raça e fundaram o "Clube espanhol do Presa Canário", assim a raça começou aos poucos a se restabelecida, agora na Espanha. Apesar de ter mais de 500 anos de história, o Presa Canário foi reconhecido pela Federação Internacional de Cinofilia em 2001.
      Ele é um cão grande, forte e pesado, um macho na fase adulta chega a pesar 50 Kg e mede de 59 a 66 cm, a fêmea pesa cerca de 40 Kg e medindo 55 a 62 cm. Essas são características que por si só já impõe receio e respeito aos mal intencionados, mas há mais fatores, como um corpo robusto, cabeça grande e maciça, latido grave e potente e uma máscara negra localizado no focinho, tendo todas essas características como fatores intimidatórios para quem cogitar invadir a casa que ele estiver protegendo.
      Possui uma pelagem curta, densa e um pouco áspera. Suas cores padrões são o tigrado claro, tigrado escuro, dourado e marrom claro, podendo ter marcas brancas na altura do peito, garganta, pescoço e patas dianteiras.
      O Presa Canário é considerado por muitos adestradores e criadores ate de outras raças, como sendo o mais completo cão de guarda que existe, e atributos para isso ele tem. Seu temperamento é extremamente territorialista, porém sendo obediente, muito fiel e devoto ao dono, entretanto mostra aversão à estranhos, junte-se a esse temperamento, uma musculatura poderosa, uma grande agilidade, resistência, persistência e uma mandíbula muito forte, fazendo do Presa Canário, sem dúvida alguma, um dos melhores, senão o melhor, cão de guarda.
      Ele tem um instinto naturalmente dominador, por isso recomenda-se cautela ao introduzir outro macho, independente da raça, no mesmo território, mas como todo cão, se for acostumado desde filhote não haverá maiores problemas, desde que o outro cão seja submisso a ele.
      Para os que tem criança em casa e esta com algum receio de ter um Presa Canário, não terá problema, claro que o tenha desde filhote para ter certeza de sua educação, mas no geral ele tem um convívio amigável com crianças.
      Deve-se ficar atento para o espaço, é preferível que seja grande, para que ele possa canalizar sua grande energia, mas se não tiver, fazendo uma caminhada diária com ele já é o suficiente.
      No quesito saúde, o Presa Canário apresenta problemas como a displasia coxo-femural e entrópio. Mas dificilmente apresenta esses problemas.
      No Brasil, o Presa Canário chegou no final de 2002 e 2003 na região sul do país, com exemplares importados da Espanha. Infelizmente o Presa Canário ainda não é uma raça popular no Brasil, mas sua população vem aumentando ano a ano.
      Para os que procuram um cão amigo, obediente e protetor, pode optar pelo Presa Canário sem problemas.



 

2 comentários: